O Centro

O Centro Equestre António Ribeiro Telles Lda. (CEART) localiza-se numa propriedade de António Ribeiro Telles, Herdade de Vale Casas, com cerca de 10ha, na freguesia do Biscainho, concelho de Coruche a cerca de 60Km do aeroporto de Lisboa.
 

O fator diferenciador deste projeto é a capacidade de vir a oferecer, na Região Ribatejana, um conjunto de serviços e produtos turísticos altamente valorizados pelos amantes e praticantes da arte tauromáquica, do desporto equestre e das experiências de vida no campo ligadas a estas atividades. Este projeto assenta no conhecimento, experiência, tradição e profissionalismo do promotor António Ribeiro Telles, que desenvolve a sua atividade de cavaleiro tauromáquico há mais de 31anos, apoiado na qualidade e complementaridade das infraestruturas que se criaram.

O CEART permitirá transferir o enorme conhecimento adquirido pelo cavaleiro António Ribeiro Telles, hoje restrito a um conjunto limitado de pessoas, a um número mais vasto de pessoas que o valorizam.

O CEART prevê terá  também uma pequena quinta pedagógica com atividade para crianças e famílias.

As atividades a desenvolver no CEART pretendem contribuir para a promoção e divulgação do património rural, cultural e natural da região, valorizando os seus produtos e recursos endógenos e contribuindo para a sua dinamização e diversificação económica, numa perspetiva de exportação desses valores para fora da região de intervenção, quer a nível nacional quer internacional.   

O cavaleiro António Ribeiro Telles aposta na partilha e transmissão do conhecimento que tem vindo a desenvolver ao longo da sua vida profissional a um núcleo alargado de visitantes aficionados da arte equestre e taurina.

O turismo equestre é a principal oferta do Centro, em complementaridade com os produtos turísticos estratégicos elencados para a região do Ribatejo, nomeadamente touring cultural e paisagístico e gastronomia & vinhos.  

O CEART desenvolverá atividades equestres para individuais ou para grupos. Estas atividades são variadas e englobam: passeios equestres, estágios equestres (para crianças e jovens), aulas de equitação,  hipoterapia, ateliers de toureio a cavalo e maneio de gado no campo.

Aulas práticas de toureio, espetáculos de campo; desmame de poldros, condução de cabrestos, visita à ganaderia que pasta na Herdade do Bíscainho e na Herdade da Torrinha, propriedades essas que fazem extrema com a Herdade de Vale Casas onde está o CEART.

As atividades equestres serão o fio condutor de todo o projeto, sendo também dinamizadas através de eventos de maior dimensão, com maior notoriedade e direcionadas para grupos organizados. 

Associada à atividade equestre o promotor pretende desenvolver eventos especializados ligados ao toureio.

Os eventos a realizar terão, sempre que solicitado, uma componente gastronómica, de modo a oferecer produtos inovadores e diferenciados.

Estas atividades terão como elemento comum um respeito pelos valores naturais e patrimoniais desta região, partindo das excelentes condições paisagísticas e ambientais que aqui ocorrem. Assim, será dada particular atenção à sensibilização dos visitantes para as boas práticas ambientais e culturais, para a diversidade biológica dos sistemas culturais e naturais da região e para a preservação das raças e culturas autóctones.  

As instalações implementadas permitem tirar partido do local ao longo de todo o ano, de modo a reduzir a sazonalidade da oferta. A integração desta oferta será, sempre que pertinente, integrada em atividades a desenvolver de forma regional ou supra regional, como rota ou itinerários paisagísticos.