Programa-Escolas 2016 /2017

A Quinta Pedagógica - CEART- está situada na Herdade de Vale Casas, na freguesia de Biscainho, concelho de Coruche, a cerca de 60km de Lisboa.

Os mais jovens, vão ter na Quinta Pedagógica a funcionar na área do CEART, um bom motivo para se inteirarem de várias espécies de aves e outros animais, que ali estarão para serem vistos, tudo isto acompanhado de animação dedicada.
António Ribeiro Telles

 A Quinta Pedagógica CEART - Centro Equeste António Ribeiro Telles – apresenta-se como um projecto de apoio à educação formal de crianças e jovens que pretende vivenciar e transmitir uma imagem do mundo rural.

Além de um complemento à escola tradicional ligado aos diferentes grupos etários com programas bem delimitados, a quinta pedagógica é mais do que um espaço aberto que vai ao encontro das crianças em idade pré-escolar, 1º e 2º ciclos do ensino público ou privado, numa multidisciplinaridade de interesses e motivações cujo elo de ligação é o fascínio, o encanto nostálgico que a ruralidade e o ambiente natural geram.

Na quinta pedagógica CEART é possível realizar passeios de carroça, charrete, fazer observação da vida animal, montar a cavalo, descobrir tocas de coelhos, de ouriço-cacheiros, texugos, sacarrabos, encontrar caracóis, alimentar e participar na limpeza aos diversos animais, fazer a horta, conhecer as diversas árvores da região em que estamos inseridos, aprender jogos tradicionais, estágios equestres (para crianças e jovens), aulas de equitação, brevemente hipoterapia para crianças com N.E.E, realizar oficinas artísticas e oficinas de culinária com receitas de bolos e bolinhos tradicionais.

Durante a semana, a quinta recebe a visita das escolas e aos fins-de-semana e feriados recebe a visita de famílias e organiza festas de aniversário para crianças a partir dos 3 anos.

Duração das oficinas : 4 horas ( Chegam de manhã por volta das 10h, almoçam e acabam por volta das 16horas ) , a seguir ao almoço os meninos passeiam de carroça ou montam a cavalo.